PERGUNTAS FREQUENTES
O que é a APR?
R: A Ação Popular Revolucionária é um coletivo interno do PDT que tem por objetivo o estudo e aplicação da teoria marxista dentro do contexto do trabalhismo brasileiro.
A APR é uma corrente interna do PDT?
R: Não, a APR é um coletivo que se organiza dentro do PDT e se submete ao seu centralismo e decisões das instancias, entretanto, buscando sempre manter sua autonomia e sem ferir os princípios estatutários do coletivo. Entendemos também que o PDT não é um partido comunista e nem queremos que seja, mas é inegavel que existem comunistas no PDT.
Aonde atuam os militantes da APR?
R: Dentro das instancias internas do PDT especialmente a Juventude Socialista, a Ação da Mulher Trabalhista, o PDT diversidade, sindical, negro e etc.
Qual é o objetivo da APR?
R: A APR possui como maior objetivo a revolução socialista, trazida pelo caminho brasileiro desta: o trabalhismo brasileiro. Para isso, entendemos a nescessidade da construção de um partido de vanguarda, e esse é o objetivo da APR, construir um partido revolucionário. Não institucionalmente, como um partido no TSE, nesse sentido existe o PDT, mas um partido no sentido de organização política e social revolucionária.
A APR é Marxista?
R: Sim, a APR é um coletivo de orientação socialista e revolucionária, entendemos o marxismo como a melhor ferramenta de analise da situação da classe operária no Brasil e entendemos a nescessidade da aplicação dessa ciencia no Brasil.
A APR é Marxista-Leninista, Trotskysta, De Leonista, Maoísta ou algo assim?
R: Abrigamos militantes de toda e qualquer corrente marxista que entenda o trabalhismo como caminho brasileiro para o socialismo e entendemos que essas discussões levam a divisionismos prejudiciais ao desenvolvimento do processo revolucionário brasileiro. Nas palavras de Marighella ao ser indagado sobre se era maoista:
"Eu sou brasileiro. Eu sou o que a prática revolucionária realizada no contexto brasileiro fez de mim. Nós seguimos nosso próprio caminho e se chegamos à pontos de vista iguais aos de Mao, Ho Chi Minh, Fidel Castro, Guevara, etc., não foi pelo nosso desejo."
Entretanto compreendemos o Marxismo-Leninismo como a melhor ferramenta de analise da situação da classe operaria, o que não exclui a presença de outras correntes.
Como é a atuação interna da APR no PDT?
R: Se nosso objetivo é construir um partido de vanguarda, nosso objetivo é construir também o PDT como partido de massas. Nossa luta se da pela oposição ao fisiologismo interno, ao reacionarismo disfarçado de trabalhismo e o combate a forças conservadoras no partido.
O que ler para compreender a APR?
R: Clique aqui para acessar nosso Drive com os textos recomendados.
Aonde posso me filiar?
R: Por aqui.
0 Comentários